O currículo significa aquilo que os estudantes têm oportunidade de aprender através do que é formalmente ensinado e do que, mesmo não sendo explicitado, está latente em algumas práticas pedagógicas bem como em textos, gravuras dos livros didáticos e imagens de vídeos e filmes. Hábitos de ordem, pontualidade, correção, respeito, competição- colaboração, docilidade e conformidade são, entre outros, aspectos inculcados conscientes ou inconscientemente pela escola que denotam um modelo de cidadão. A grande maioria dessas influencias é imposta como norma de fato, aceita sem discussão, como parte do que consideramos normal. A este conjunto, de práticas pedagógicas não explicitadas, chamamos de currículo oculto.
O currículo oculto das praticas escolares tem uma dimensão sócio-politica
inegável que se relaciona com as funções de socialização que a escola tem
dentro da sociedade, porem, quando todos esses valores fazem parte do currículo
explicito da educação social e moral, não mais caberá dizer que são
propriamente componentes de sua dimensão oculta. As obrigações que o currículo
oculto impõe aos alunos são tão importantes, ou mais para eles, para sua
sobrevivência e sucesso na escola, do que as do programa oficial ou explicito,
como são também para os próprios professores.
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