CURRÍCULO é basicamente uma lista do que uma escola pretende ensinar, pode conter informações sobre a maneira de aplicar processos de avaliação e aprendizagem dos alunos.É ele quem viabiliza os processos de ensino, geralmente se resume a uma relação de matérias, onde cada matéria possui seus conteúdos geralmente apresentados na seqüência a serem trabalhados com os alunos de cada série ou ano. Define o que deve ser ensinado, para que e como ensinar. A finalidade do currículo abrange multiplicar a cultura e a transformação social. Sendo assim o currículo é mais do que um cronograma das disciplinas em si, mas também é um instrumento cheio de inspirações ideológicas e políticas.
Ao longo do tempo os currículos podem sofrer muitas alterações, como matérias que podem desaparecer, um exemplo, seria o “Latim“ e também outras podem ser criadas como a Educação Ambiental mais recentemente. O currículo pode ser uma referência sobre o modo de ser da escola em especial quando apresenta algumas inovações. Atualmente estas inovações podem dividir-se em 2 categorias : O enriquecimento da lista básica de conteúdos como artes, música e informática e a simplificação de conteúdos. De acordo com estudos realizados constatou-se a existência de vários níveis de currículo dentro do ambiente escolar, sendo eles: Currículo Prescrito, Currículo Real, e Currículo Oculto.
CURRÍCULO PRESCRITO
Nada mais é conhecido como currículo oficial, ou seja foi estruturado por diretrizes normativas prescritas institucionalmente. Este tipo de currículo prevê os conteúdos a serem trabalhados nas mais diversas disciplinas. A intenção deste currículo é de oferecer ao País uma base nacional comum de educação, como aponta a LDB 939\96.
Art.26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
Desta forma está garantida em bases legais o cumprimento de uma das finalidades da lei promover a igualdade e a garantir a equidade para todos os brasileiros sem restrições.
O currículo prescrito enuncia o discurso da classe que está no poder, traduzido em disciplinas e programas, passado pelo professor em forma de guias de ensino, programas e livros didáticos.
É concretizado dentro da sala de aula, trata-se de um currículo onde o observador vê quando está presente nas aulas. Se realiza através da prática pelo professor, é experimentado, é onde vemos a reação dos alunos diante do que está sendo aprendido, compreendido. O que marca bastante neste currículo é a contextualização dos conteúdos, são os moldes do currículo prescrito que tomam vida em sala de aula. É o currículo sendo posto em prática em decorrência a um projeto pedagógico ou plano de ensino, é a execução de um plano, podendo acontecer pequenas mudanças conforme a própria experiência do professor, dependendo de seus valores, crenças e significados. Essa mudança do conhecimento institucional ao conhecimento vivencial cria oportunidades de construção do conhecimento gerando um saber significativo.
CURRÍCULO OCULTO
Seria um termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos, e o trabalho do professor. Representa práticas, atitudes comportamentos, em meio social e escolar, está oculto porque não aparece no planejamento do professor. Seria o que os alunos aprendem pela convivência, sendo um importante fator na aprendizagem. Portanto o currículo oculto é constituído por todos aspectos do ambiente escolar que sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.



Nenhum comentário:
Postar um comentário